segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Musica em Santos


Santos é uma cidade com muita riqueza e atividades musicais. 
Conta com uma Orquestra Sinfônica, muitos Festivais sendo que alguns são de repercussão internacional, concursos de Bandas e Fanfarras, sem falar do Chorinho e Samba que estão muito bem representados.
Quatro Universidades na cidade oferecem o curso de graduação em música, e também são encontradas várias Escolas e Conservatórios musicais.


FESTIVAIS, CONCURSOS E DEMAIS MOVIMENTOS MUSICAIS DE SANTOS

RIO SANTOS BOSSA FEST Periodicidade janeiro de cada ano.
Celebrando os 60 anos da Bossa Nova (1958-2018) janeiro de 2018. – Pinacoteca Benedito Calixto. Santos SP.
SHOWS MUSICAIS – EXPOSIÇÃO DE FOTOS – EXIBIÇÕES DE FILMES – PALESTRAS
Curiosidade: você sabia que, em Santos, entre os dias 19 e 25 de janeiro é comemorada a Semana da Bossa Nova?
 De volta ao festival santista de bossa nova: a notícia boa é que todo o evento tem ENTRADA GRATUITA e traz 20 dias de programação em diversos endereços da cidade.
O destaque vai para o show de Danilo Caymmi, realeza da MPB, no Sesc Santos na véspera de feriado (25 de janeiro).
No ano em que completa 60 anos de existência, a bossa nova ganhará uma homenagem e tanto em Santos. Em sua terceira edição, o festival Rio Santos Bossa Fest promete uma programação ininterrupta entre o próximo dia 19 e 2 de fevereiro. Shows, exposições, bate-papos e exibições de filmes compõem a grade do evento. Nas duas primeiras edições, o evento teve apenas quatro dias, mas com uma participação maior de artistas do Rio de Janeiro.
“Tivemos que usar a criatividade para conseguir preparar um festival grandioso como esse. Apesar de termos menos artistas do Rio, conseguimos ampliar a participação dos músicos da região, envolvemos ainda mais os projetos sociais e aumentamos de forma considerável o número de dias”, comenta o produtor e idealizador do evento, Cássio Laranja.



RIO SANTOS JAZZ FEST:  Periodicidade abril de ada ano.
Objetivo: trazer entretenimento e promover uma agradável confraternização entre os participantes, de forma acessível e com entrada gratuita para o público da Baixada Santista por meio de um dos principais alicerces da música popular mundial musical popular, o JAZZ.

Além de levar ao público de Santos e região o melhor da produção brasileira do JAZZ, o festival também irá fazer parte das comemorações do Dia Internacional e Municipal do JAZZ, comemorados sempre em 30 de abril, em diversas partes do planeta. Criada em novembro de 2011, pela Agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – UNESCO, apadrinhada pelo pianista e Embaixador da Boa Vontade da entidade, Herbie Hancock.
O RIO SANTOS JAZZ FEST está inscrito na UNESCO pelo 5º. ano consecutivo, como evento oficial do INTERNATIONAL JAZZ DAY 2018, comemorado em 30 de abril e celebrado em diversas cidades do planeta, colocando o nome da cidade de Santos no cenário mundial.
Realizado entre 20 e 30 de abril de 2018 com várias atrações de renome das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e de Santos, que mostrarão com muita propriedade um repertório variado no TEATRO DO SESC, no TEATRO COLISEU, no Centro Histórico de Santos. Como complemento apresentações na Praça Central do PRAIAMAR SHOPPING, além do Salão Nobre da PINACOTECA BENEDICTO CALIXTO, no MUSEU DO CAFE, no AUDITÓRIO DA ALIANÇA FRANCESA DE SANTOS, e no COLÉGIO UNIVERSITAS - ENSINO FUNDAMENTAL e ENSINO MÉDIO. Em 2018, os concertos globais serão realizados também nas cidades de São Petersburgo na Rússia e Sidney na Austrália.
Em Santos, foi instituída através de Lei Municipal no. 2.973, de 14 de março de 2014, que inclui no Calendário Oficial do Município, a Semana do Jazz, comemorada sempre de 24 a 30 de abril.








SANTOS JAZZ FESTIVAL – TEATRO DO SESC EM SANTOS SP. Periodicidade julho de cada ano.
Realizado de 26 a 29 de julho de 2018
O Clube de Jazz foi criado em 2004 para ser um portal de jazz e ocupar um espaço ainda não preenchido pelos outros sites até então. Agora, doze anos depois, ele está uma nova versão, agora voltada para atender às demandas atuais por informações que estão aqui estruturadas em Agenda (Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Outras Cidades) e Notícias (Lançamentos, Entrevistas, Eventos e Jazz News). O Clube de Jazz amplia o seu campo de atuação, cobrindo não só o Brasil, mas também a Argentina.

FESTIVAL DA JUVENTUDE.       Periodicidade julho de cada ano.


Premia jovens músicos de 15 a 29 anos de Santos com as melhores apresentações de músicas de todos os estilos, inéditas e originais durante o Inverno Solidário (junho, julho), na Arena Santos (Avenida Rangel Pestana, 184, Vila Mathias). Podem participar bandas de até 6 integrantes ou duplas.
É uma realização da Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Coordenadoria de Políticas Públicas para a Infância e Juventude, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e a Secretaria Municipal de Comunicação.


FESTIVAL MÚSICA NOVA "GILBERTO MENDES" Periodicidade Outubro de cada ano.
É um evento internacional e anual de música contemporânea idealizado pelo Maestro santista Gilberto Mendes (1922-2016) e realizado desde 1962 em Santos. Produzido simultaneamente desde 1985 nas cidades de Santos e São Paulo, além de concertos em Ribeirão Preto e Campinas desde 1992.

Objetivo: Apresentar peças consagradas e obras inéditas de compositores de todo o mundo, além de uma parceria com a Academia Livre de Música e Artes (Alma), que tem como objetivo a divulgação da música erudita entre os jovens.
Desde 2012, sob direção artística de Rubens Russomanno Ricciardi e Lucas Eduardo da Silva Galon, o Festival Música Nova "Gilberto Mendes" vem sendo realizado pelo Departamento de Música da FFCLRP-USP, por meio de seu Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance (NAP-CIPEM), em parceria com o SESC-SP, com concertos e cursos no Campus da USP de Ribeirão Preto, no Auditório da FDRP-USP e na Sala de Concertos da Tulha, bem como na unidade do SESC em Ribeirão Preto e no Teatro Pedro II.
- A 50ª edição programada em 23 e24 de outubro de 2018  
Local: Teatro Pedro II, Ribeirão Preto, São Paulo, Teatro Municipal de São Carlos, São Carlos, São Paulo.

FESTIVAL MAIS Periodicidade outubro de cada ano.
Festival de Música Autoral e Independente em Santos (MAIS)
Objetivo desde 2013 é de criar espaços para apreciação e para troca de experiências somente entre compositores e músicos da Baixada Santista.

Os concorrentes menores de 18 anos (munidos de autorização dos pais ou responsáveis à organização do Festival)  deverão possuir show de 45 minutos exclusivo de música autoral, em qualquer estilo musical. O julgamento enfoca os critérios de performance, melodia, arranjo, letra (no caso de haver), ritmo e interação com o público/torcida. Serão selecionados cinco artistas/bandas para compor a programação da edição de 2018 do Festival, que ocorre entre os dias 19 e 21 de outubro de 2018.
O Festival Mais já mobilizou cerca de cem artistas e bandas da região em mostras, festivais, encontros e debates. Só em 2017, o Festival teve 23 atrações ao ar livre. Já os domingos de Ocupação Mais no Domingo de Lazer (orla) receberam mais 24 artistas para mostrar suas produções independentes.


FESTIVAL SOM DE SANTOS:  Periodicidade novembro de cada ano.
O objetivo do festival é incentivar a música autoral na cidade e ampliar as oportunidades para artistas independentes.

Todos os seis selecionados nas fases eliminatórias para a semifinal irão ganhar a produção e gravação de um videoclipe, que será feito pelos alunos do curso de Cinema da Faculdade São Judas Unimonte de Santos SP, e um encarte do single, feito pelos alunos de Design Gráfico. As bandas e artistas selecionados ganham, também, um ensaio fotográfico pré-show.
Além disso, o vencedor da competição ganhará a gravação completa de uma música, fornecida pelo Estúdio Wave Session, e R$ 1 mil. O segundo lugar ganha quatro ensaios (pós show), fornecidos pelo Estúdio Wave Session, regulagem de guitarra, baixo ou violão, e um curso de guitarra online do mestre Luiz Oliveira. Já o terceiro colocado recebe um ensaio (pós show), fornecido pelo Estúdio Wave Session, um mês de um curso (de qualquer instrumento) na Escola de Música Blackbird e acessórios musicais fornecidos pela Musical Store.

BRAVO! - FESTIVAL DE MÚSICA ORQUESTRAL DE SANTOS - SP


Data: de agosto a dezembro, seleciona bolsistas da Baixada Santista, que recebem aperfeiçoamento técnico, vivência musical e intercâmbio cultural com artistas renomados.
Periodicidade: anual - 2ª Edição em 2017.

Local: Teatro Coliseu (Rua Amador Bueno, nº 237, Centro - Santos|SP).
Preço: entrada franca.
Divulgação: Portal da Prefeitura Municipal de Santos.


OSMS - ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL DE SANTOS –
https://blogosms.wordpress.com/aorquestra/  Por iniciativa da Secretaria de Cultura (Secult) e da Prefeitura Municipal de Santos, a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos foi criada por lei em 1994, a partir de um projeto elaborado pelo maestro Luís Gustavo Petri.

O conjunto é formado por 43 instrumentistas profissionais e realizou seu primeiro concerto oficial em 15 de julho de 1995, no Teatro Municipal Braz Cubas. Apresentando em média 20 concertos por ano, a finalidade da OSMS é divulgar a música de concerto, incluindo em seu repertório o que há de melhor na produção brasileira e mundial, dando ênfase ao repertório clássico e à música do século 20.
Algumas das principais realizações da orquestra são ‘Balé Baile na Roça’, ‘La Traviata’, as montagens ‘Prelúdio à Tarde de um Fauno’, El Amor Brujo’ e ‘Sinfônia nº 9, de Beethoven’. O grupo já recebeu menção da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), como exemplo de trabalho e qualidade entre as orquestras criadas no Estado de São Paulo.
O grupo tem como maestro titular e diretor artístico o maestro Luís Gustavo Petri.




INSTITUTO ARTE NO DIQUE - FESTIVAL O SOM DAS PALAFITAS – BANDA QUERO.
O Instituto Arte no Dique desenvolve trabalhos sócio cultural com a população do Dique da Vila Gilda na Zona Noroeste de Santos - SP.


Tem a missão de oferecer oportunidade de transformação, desenvolvimento humano e social a crianças, adolescentes, jovens e adultos por meio da participação de ações educativas, de geração de renda, meio ambiente e valorização da cultura popular da comunidade e região, que conta com uma população de 22 mil habitantes de maior vulnerabilidade social da cidade, vivendo em condições precárias, em palafitas à beira do mangue, sobre o Rio Bugre.
Com a participação efetiva da comunidade e a contribuição dos diferentes setores da sociedade, o que poderia parecer impossível está acontecendo. Atualmente, a instituição oferece oficinas de percussão, dança, capoeira, teatro, customização, costura e inclusão digital.
Em novembro de 2002, o projeto foi lançado em parceria com o Instituto Elos Brasil, Grupo Cultural Olodum da Bahia e grupo de moradores do Dique, conquistando a partir de então, o apoio de vários setores da sociedade como a Prefeitura Municipal de Santos, a COHAB, o Ministério da Cultura, o Santos Futebol Clube, SESC, SESI, ONG’s e empresas do setor portuário de Santos.
A Filial Internacional do Instituto Arte no Dique, inaugurada em 2012, visa promover o intercâmbio cultural entre os países, bem como desenvolver ações de inclusão social, na França, levando a expertise adquirida por profissionais que se formaram na matriz do Dique. Lá, contamos com a coordenação da produtora franco-brasileira Ingrid Farel.
A Filial Baiana do Instituto Arte no Dique: Lançada em 1º de agosto de 2014, em cerimônia no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, busca, entre outros objetivos, realizar o intercâmbio cultural de profissionais baianos e paulistas em parceria com a Fundação Gregório de Mattos. A sede ficará localizada no bairro de Cajazeiras, onde vivem cerca de 100 mil pessoas.
Banda Querô:
Formada na oficina de percussão é o primeiro produto cultural do Instituto Arte no Dique. Com uma batida própria que mistura ritmo e harmonia, o grupo criado em 2003, já realizou dezenas de apresentações pelo Brasil e várias no exterior.
Com forte influência do samba reggae, vem ganhando notoriedade nos últimos anos, após o lançamento do CD de estreia “A Arte no Dique”, em 2007, que rendeu três participações na maior festa a céu aberto do mundo, o carnaval de Salvador.
O nome Querô é uma homenagem ao personagem principal de “Querô, uma reportagem maldita”, do dramaturgo santista Plínio Marcos. O presidente do projeto, José Virgílio Leal de Figueiredo, avalia que a banda Querô “representa o objetivo do Arte no Dique de formar mão de obra para a arte, a cultura e o entretenimento”.


CONCURSO DE BANDAS E FANFARRAS DE SANTOS – SP

Por Marcio Mazzi Morales - 14/07/2018
O 3º Concurso Oficial de Bandas e Fanfarras ocorreu em Santos, no litoral de São Paulo, no último domingo (08 de julho). O desfile aconteceu na Avenida Conselheiro Nébias, no sentido praia-Centro, no trecho entre a Av. Bartolomeu de Gusmão e Rua Epitácio Pessoa, no Boqueirão.

O evento teve a participação de grupos da Baixada Santista, Litoral Norte paulista e da Grande São Paulo. Integraram os desfiles 15 corporações musicais, sendo dez concorrentes e cinco convidadas, reunindo cerca de 1 mil participantes.
As disputas ocorreram nas categorias Banda de Percussão Sênior, Banda Marcial Infanto juvenil, Livre Sênior e Banda Marcial Sênior. A categoria infanto juvenil contempla jovens com até 18 anos. Já a sênior é destinada a pessoas com mais de 18 anos. Os grupos serão avaliados por júri especializado nos quesitos Apresentação, Aspecto Musical, Linha de Frente, Baliza e Mor.
CORPORAÇÕES PARTICIPANTES
Convidada Especial – Banda da 1ª Brigada Militar de Artilharia Antiaérea
Convidada Especial – Banda de Música Voluntários da Reserva – Santos
Categoria Banda de Percussão Sênior
UME José Carlos de Azevedo Júnior – Santos
Banda Ângelos do Esmeraldo – São Vicente
Categoria Banda Marcial Infanto juvenil
BAMALO – Banda Marcial de Louveira – Louveira
Banda Marcial José da Costa Sobrinho – Santos
Convidada Especial – Banda dos ex-alunos do Colégio Bilac – SP
Cateogoria Livre FAMCAL
Fanfarra Municipal Comunidade Alaor – Caraguatatuba
Banda Musical do Lar das Moças Cegas – Santos
Convidada Especial – Banda Marcial Municipal de Cubatão
Categoria Banda Marcial Sênior
UME – Prof. Florestam Fernandes – Santos
COMUSV – Associação Amigos da Corporação Musical de São Vicente – São Vicente
Banda Professora Alcina Dantas Feijão – São Caetano
Banda Municipal de Itanhaém – Narciso de Oliveira Filho – Itanhaém
Convidada Especial – Banda Família do Bem – Santos


CARNAVAL E SAMBA
Segundo J. Muniz Junior (jornalista, pesquisador e escritor) Santos é uma cidade batuqueira e carnavalesca por excelência, isso desde o tempo dos escravos que havia o batuque. Depois, no século 18, tinha a festa de São Gonçalo, realizada em fevereiro, misturava escravo com branco, iam para a rua para festejar. Depois, no século 19, começaram a surgir os primeiros movimentos carnavalescos, com os bailes de máscaras no Largo da Coroação (Rua Dom Pedro II com Praça Mauá). Santos sempre teve um Carnaval forte e, no fim do século, vieram as sociedades carnavalescas. O Clube XV foi fundado como sociedade carnavalesca. Elas desfilavam com carruagens majestosas, com moças da sociedade. Isso por volta de 1880.
COMO TUDO COMEÇOU:

Quintino de Lacerda (1839 – 1898) Chefe do Quilombo do Jabaquara, foi o mais atuante agitador da abolição dos escravos no litoral Paulista, garantindo abrigo a escravos fugitivos de toda a região do planalto, que aqui buscavam defesa.
Em 1850 haviam 3.189 escravos em Santos, para uma população livre de 3.956 habitantes e no dia 13 de maio de 1888 (dia da libertação dos escravos) seguiram-se oito dias de festa populares, comícios, passeatas músicas e dança nas ruas de Santos.
Fonte: Historiadora de Santos Wilma Therezinha Fernandes de Andrade.  http://www.afrodescendente.com.br/quintino_lacerda.htm
No dia 14 de fevereiro de 1858 ocorreu o primeiro baile carnavalesco em Santos, data em que foi também criada a Sociedade Carnavalesca Santista. Nesta data ocorre o fim das festividades violentas do ENTRUDO (espécie de comemoração de influência lusitana que ocorrida nos três dias que antecediam o período de Quaresma). A partir daquele ano, a população santista passou a comemorar o Carnaval de forma mais civilizada, através de bailes de máscaras e um festejo conhecido como CONGRESSO.
*Supõe-se que o Entrudo aparece em nossa região bem antes de 1532 (ocasião da chegada de Martim Afonso de Souza ao Brasil), com João Belbode Maldonado (João Ramalho), e difundido entre os índios que por aqui habitavam. (http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/ch025.htm )
No período carnavalesco, as ruas de Santos se enchem até hoje de gente que participa dos blocos carnavalescos que surgiram em substituição aos antigos desfiles, que traziam críticas à sociedade e à política.
Os grupos, blocos e bandas dominaram os carnavais santistas. Centenas deles existiram ao longo dos tempos, deixando marcas importantes e servindo de nascedouro para eventos como a famosa patuscada “Dona Dorotéia, Vamos Furar Aquela Onda? “, criada em 1923 e que se tornou um ícone da Folia de Momo na cidade de Santos.
Na década de 50 o carnaval de Santos era considerado o segundo melhor do país, perdendo apenas para o do Rio de Janeiro. Nos anos 60, a imprensa destacava o enorme número de paulistanos que se dirigia a Santos durante o Carnaval, em destaque o bloco Dona Dorotéia, o Cruz de Malta, que na categoria dos blocos organizados, foi octacampeão entre 1960 e 1967.
Em 1967, foi promovido na cidade o I Campeonato Estadual de Escolas de Samba com participação de agremiações de Santos, da Capital São Paulo, entre outros. Em 1968, participaram do II Campeonato Estadual de Escolas de Samba as escolas X-9, Brasil e Império (de Santos); Lavapés, Nenê e Peruche (de São Paulo); Acadêmicos da Vila Paulista (de Ribeirão Preto) e Ubirajara (de Campinas); sendo o desfile realizado na Praia do Gonzaga no sábado de carnaval. Ainda em 1968, entre os blocos organizados, além do Cruz de Malta, tiveram destaque no desfile realizado no domingo, na praia e na Rua Conselheiro Nébias (Boqueirão), os blocos Agora Vai, Esmeraldas e Bola Alvinegra, sendo este último ligado ao Santos Futebol Clube.
Com o tempo o carnaval de São Paulo cresceu e o de Santos foi minguando, chegando mesmo ter sido suspenso os desfiles de escolas de samba durante a década de 2000.
Algumas das escolas santistas participaram do Carnaval Paulistano. A Brasil de Santos, por exemplo, já chegou a ser campeã do Carnaval de São Paulo, além de vencer o Carnaval Regional. Já a escola X-9 é conhecida por ter inspirado os sambistas que fundaram a X-9 Paulistana.



Todos estes fatos deram origem ao  CONSELHO DO SAMBA EM SANTOS que foi institucionalizado em 1985, pela Lei Municipal 278/85, mas iniciou suas atividades efetivamente somente em 2013, ao ser integrado ao estatuto da liga das escolas de samba.

Entre suas missões estão a preservação das tradições, a formação de novas gerações de sambistas e a valorização do legado das escolas de samba da Cidade, além da promoção das atividades da Embaixada do Samba, que reúne ex-Cidadãos e Cidadãs-Samba, além de outros sambistas patenteados em reconhecimento às ações realizadas em prol da cultura popular.


Baixada Sambista é um movimento de compositores da Baixada Santista em São Paulo
https://sambrasil.net/baixada-sambista-e-um-movimento-de-compositores-da-baixada-santista-em-sao-paulo/
Por Marcelo Faria
Santos e região é conhecido por ser o berço de muitos artistas nos mais diversos segmentos, mas no samba, o terreno é muito fértil, com um cenário recheado de ótimos músicos, intérpretes e compositores.
O projeto “BAIXADA SAMBISTA” surge como uma vitrine para exposição de nossa produção musical, uma forma de valorizar o trabalho de profissionais que há tempos movimentam o mundo do samba aqui na Baixada Santista. Conta com um registro de obras escritas por compositores da região através de material audiovisual, com produtores, arranjadores e músicos locais. Um trabalho de pesquisa visando o coletivo, uma imersão no universo criativo para incentivar e promover a produção artística da região.
São treze sambas de autoria de compositores da Baixada Santista, interpretados por seus autores ou por convidados, e executados por músicos locais. Cita Alex Cortez, produtor.
O projeto conta com cerca de 32 (trinta e dois) compositores e 14 (quatorze) músicos. Além de 4 (quatro) intérpretes que foram convidados a participar do projeto.

O conceito do projeto é de uma roda de samba, com percussão geral, cordas e sopro. Todos os sambas passaram por uma pré-produção em estúdio e posteriormente foram registrados em vídeo no mês de abril de 2018, no Clube dos Ingleses em Santos-SP, com a presença de convidados.


CHORINHO

A abolição do tráfico de escravos, em 1850, provocou o surgimento de uma classe média urbana (composta por pequenos comerciantes e funcionários públicos, geralmente de origem negra), segmento de público que mais se interessou por esse gênero de música.
Gênero criado a partir da mistura de elementos das danças de salão europeus (como o schottisch, a valsa, o minueto e, especialmente, a polca) e da música popular portuguesa, com influências da música africana. De início, era apenas uma maneira mais emotiva, chorosa, de interpretar uma melodia, cujos praticantes eram chamados de chorões. Como gênero, o choro só tomou forma na primeira década do século 20, mas sua história começa em meados do século XIX, época em que as danças de salão passaram a ser importadas da Europa.

Clube do Choro em Santos

Fundado em 23 de abril de 2002, na data em que se comemora o Dia Nacional do Choro, em homenagem a Pixinguinha por um grupo de amigos apaixonados pelo estilo musical. A inauguração aconteceu nas dependências do bar e lanchonete do SESC Santos.

O Clube é direcionado para admiradores do choro em geral, tanto artistas que tocam chorinho ou para o público que quer conhecer melhor o estilo musical, visando agregar os conjuntos de choro da região da Baixada Santista, um pouco dispersos, e também para que o público - principalmente o jovem - possa tomar contato com o Choro, que é considerado o primeiro estilo de música popular urbana do Brasil, totalmente alijado desse processo cultural, em razão da comercialização e da banalização da música popular.



REPRESENTANTES MUSICAIS ILUSTRES DE SANTOS



Leny Eversong (1920 – 1984)
(Hilda Campos Soares da Silva) 1/set/1920, Santos, SP - 29/4/1984, São Paulo, SP
Leny ficou famosa pela sua voz e por cantar em inglês e francês decorando as letras com sua pronúncia perfeita, mesmo não falando o idioma.
Começou sua carreira aos 12 anos, quando se apresentou no programa Hora Infantil, da Rádio Clube de Santos, SP. Logo foi chamada para um teste, que lhe valeu um contrato e o espaço para atuar no programa noturno daquela emissora.
Seu forte, desde então, eram as interpretações para os foxes estrangeiros. Recebeu então o pseudônimo de "Hildinha, a Princesa do Fox". Transferiu-se em 1935 para a Rádio Atlântica, também em Santos. Nessa ocasião, adotou seu famoso nome artístico “Leny” sugerido pelo produtor Carlos Baccarat e passou a cantar apenas em inglês.
Em 1936, foi para o Rio de Janeiro, onde fez uma temporada de três meses na Rádio Tupi. Atuou em shows no Copacabana Palace Hotel e no Cassino da Urca. Em 1937, assinou contrato com a boate Night and Day, casa noturna inaugurada no último andar do Edifício Martinelli, em São Paulo.

Nas décadas de 1940 a 1970 Atuou em várias rádios em São Paulo, principalmente nas Rádios Bandeirantes e Cultura, trabalhou em boates e cassinos de São Paulo e Guarujá, fez turnê pela Argentina e Estados Unidos, gravou LPs em vários idiomas decorando as letras com sua pronúncia perfeita, mesmo não falando o idioma. Em 1958, fez apresentação no Olympia de Paris, França. Em 1960 foi a primeira cantora brasileira a cantar em Las Vegas permanecendo em cartaz por dois anos. Foi uma das pioneiras do rock no Brasil, gravando em 1960, os rocks "Carina", de Paes e Testa, com versão de Bruno Marnet. Em 1970, fez show no Canecão, Rio de Janeiro. Passou por sérios problemas pessoais e de saúde a partir do início dos anos de 1970, ocasião em que seu marido saiu para comprar cigarros e nunca mais voltou. A cantora, a partir de então, ficou deprimida e foi aos poucos perdendo a saúde.
Em 1983, ainda fez uma participação no programa televisivo "Show Sem Limite", de J. Silvestre. Vítima de diabetes, antes de falecer em 24 de abril de 1984 aos 64 anos, chegou a ter as duas pernas amputadas.

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Gilberto Mendes (1922 – 2016)
Compositor, regente orquestral e professor. Foi um dos pioneiros da música concreta no Brasil.

Gilberto Ambrosio Garcia Mendes nasceu no dia 13 de outubro de 1922 em Santos SP. Iniciou seus estudos de música aos 18 anos, no Conservatório Musical de Santos. Praticamente autodidata, compôs sob orientação de Cláudio Santoro e Olivier Toni. Frequentou o Ferienkurse fuer Neue Musik de Darmstadt, na Alemanha, em 1962 e 1968.
Bastidores da criação musical de Gilberto Mendes Por: Rosemara Staub de Barros Zago

Departamento de Artes da UFPR Revista Eletrônica de Musicologia Vol. 5, no. 1 / Junho de 2000
Nasceu em Santos 1922, iniciou estudos em música aos dezoito anos e se considera um compositor autodidata de vanguarda, por não percorrer todos os ensinos que a academia de ensino musical oferecia. Mendes é responsável pela criação e organização, desde 1963, do Festival Música Nova, na cidade de Santos, SP, um evento muito conhecido na América Latina, com destaque pela ênfase nas manifestações musicais de tendência atonal, serial e eletroacústica de compositores de vanguarda, como John Cage, Stockhausen, Luciano Berio, Luigi Nono, Pierre Boulez, entre outros.

Em 1962, juntamente com os compositores Willy Corrêa de Oliveira, Damiano Cozzella e Rogério Duprat, participou dos cursos de férias na cidade de Darmstadt. O principal local de se falar, ouvir e aprender as técnicas composicionais musicais de vanguarda, onde marcaram presença Boulez, Berio, Messiaen, Stockhausen e outros. De volta ao Brasil, o desejo de Gilberto é de "construir uma linguagem musical particular, e não seguir as linguagens dos outros, sobre tudo do Velho Mundo. A lição de vanguarda fora aprendida, mas a aplicação deveria levar em conta o homem novo que éramos, naturalmente, como habitantes do Mundo Novo", (Gilberto Mendes, 1994) e lançou o Manifesto Música Nova que torna-se a partir de então um marco decisivo para as efervescências culturais, possibilitando os desvios e a evolução dos conhecimentos tanto para a sociedade como um todo, como para cada músico participante. A partir do lançamento do Manifesto, a normalização tão arraigada da cultura musical do Brasil foi mais forte, impedindo mudanças de hábitos. Vários músicos que assinaram este manifesto deixaram de compor a partir dos novos parâmetros propostos. Não é o caso de Gilberto Mendes
O maestro e produtor musical Gilberto Mendes morreu em 01.01.2016, aos 93 anos, em Santos devido complicações coronarianas de um infarto e da asma.


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Haroldo Lara (cantor lírico) (1934 – 2015)
Haroldo de Melo Lara foi descoberto pelo governo italiano e recebeu um convite para estudar canto lírico, em Roma. Apresentou-se e  m todo o mundo.

Nasceu em Santos, 9 de junho de 1934 — Santos, 4 de janeiro de 2015

Atleta de natação e cantor lírico brasileiro, Haroldo Lara começou a nadar no Clube Saldanha da Gama em Santos SP e se especializou na prova dos 100 metros nado livre, quando foi campeão paulista, brasileiro e sul-americano no período entre 1949 e 1956, estabelecendo diversos recordes nos 100, 200 e 400 metros livre. Foi tricampeão da Travessia do Canal a Nado de Santos.
Tinha o hábito de cantar no chuveiro após os treinos.
Participou dos Jogos Olímpicos de Verão de 1952 em Helsinque, onde nadou a prova dos 100 metros nado livre, ficando com o quinto melhor tempo, e o revezamento 4x200 metros nados livre. Também participou dos Jogos Olímpicos de Verão de 1956 em Melbourne, ficando com o quarto lugar nos 100 metros livre.
Dono de uma voz de timbre privilegiado, foi descoberto pelo governo italiano durante uma apresentação informal na Austrália em 1957, recebendo convite para estudar canto lírico no Conservatório Santa Cecília, em Roma; abandonou então a natação e iniciou a carreira de cantor. Para se sustentar em Roma, dava aulas de natação. Apresentou-se em todo o mundo.

Morou nos Estados Unidos por doze anos e, depois, retornou à Itália. Em 2004, recebeu o título honorário de Cavalieri Della Republica do governo italiano, por sua contribuição para a música clássica.
Haroldo morreu aos 80 anos, vítima de complicações de um AVC. Seu sepultamento ocorreu no dia 5 de janeiro de 2015, no Memorial Necrópole Ecumênica.


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Almeida Prado (1943 – 2010)
Foi um dos maiores expoentes da música erudita no Brasil.

 José Antonio Resende de Almeida Prado nasceu em Santos SP a 08 de fevereiro de 1943. Estudou piano com Dinorah de Carvalho, harmonia com Osvaldo Lacerda e composição com Camargo Guarnieri. Despontou como compositor em 1969 ao conquistar o primeiro prêmio no I Festival de Música da Guanabara com a cantata Pequenos Funerais Cantantes, sobre texto de Hilda Hilst.  A seguir mudou para a Europa onde, após uma breve permanência em Darmstadt para trabalhar com Gyorgy Ligeti e Lukas Foss, p  assou a residir em Paris para estudos com Nádia Boulanger e Olivier Messiaen.
Ao retornar ao Brasil assumiu a direção do Conservatório de Música de Cubatão. Em 1974 foi nomeado professor de
composição da Universidade de Campinas, da qual foi diretor do Instituto de Artes entre 1981 e 1987. Na UNICAMP, em 1986, defendeu sua tese de doutorado, “Cartas celestes, uma uranógrafa sonora geradora de novos processos composicionais”, tendo como objeto de estudos suas Cartas Celestes para piano, uma das mais importantes obras do século xx para piano. Manteve por vários anos o programa de música contemporânea intitulado “Caleidoscópio” na Rádio Cultura de São Paulo.
Na década de 80 realizou o curso das “32 Sonatas para piano de Beethoven”, e em Campinas, no Rio de Janeiro e em São Paulo, ministrou diversos cursos sobre os grandes compositores, como Mozart, Chopin, Wagner, sobre música brasileira, abordando especialmente Villa-Lobos, Francisco Mignone, Lorenzo Fernândez, Carlos Gomes, e também os contemporâneos a ele, como Camargo Guarnieri, Osvaldo Lacerda, Edino Krieger, Ronaldo Miranda, Theodoro Nogueira, Ricardo Tacuchian, Mario Ficarelli, entre outros. Em 1991, realizou curso intensivo na Academia Brasileira de Música, abordando sua obra, com ênfase nos aspectos composicionais.
Seu catálogo de obras é volumoso e abrange diversos gêneros e formações. Recebeu inúmeros prêmios como os da Associação Paulista de Críticos de Arte, da Boston Foundation (1973) pela Sinfonia nº 1, Prêmio Independência do Brasil (1972) com a peça Trajetória da Independência, Prêmio Nacional da Música do Ministério da Cultura (1995) e primeiro prêmio no IX Concurso de Composição Frances Civil, de Girona, Espanha (1996). Recebeu, em 1997, encomenda da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro para a composição da Fantasia para violino e orquestra por ocasião da visita do Papa João Paulo II ao Brasil. Para o Ministério da Cultura escreveu Cartas Celestes no8 - Oré Jacy-Tatá, para violino e orquestra, em comemoração aos 500 anos do Brasil em 2000. Da Fundação Vitae recebeu, em 2001, bolsa para a composição do Concerto nº 2 para piano e orquestra.
 Almeida Prado faleceu com 67 anos na cidade de São Paulo, em 21 de novembro de 2010.


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RENATO TEIXEIRA (1945 ...)
Renato Teixeira de Oliveira (Santos, 20 de maio de 1945) é um compositor e cantor brasileiro.

Teixeira é autor de mais de 124 conhecidas canções, como "Romaria" (grande sucesso na gravação de Elis Regina, em 1977), "Tocando em Frente" (em parceria com Almir Sater, gravada também por Maria Bethânia), "Dadá Maria" (em dueto com Gal Costa), "Frete" (tema de abertura do seriado Carga Pesada, da Rede Globo, além de "Amanheceu", também criou, junto com Sérgio Mineiro e Sérgio Campanelli o jingle "Balas de leite Kids", entre outros.
Em 1990, apresentou o programa Tom Brasileiro na Rede Record, no qual, além de cantar, apresentava artistas que valorizavam a música nacional. Recentemente, Renato Teixeira compôs a música "Rapaz caipira", como crítica à atual música sertaneja de consumo, fazendo renascer a expressão
"música caipira". É um defensor aberto da música de raiz, caipira, que ainda sobrevive apesar dos desvios da música sertaneja. Em 2010 gravou Amizade Sincera em parceria com seu amigo de longa data e outro bastião do gênero caipira, Sérgio Reis.
Em dezembro de 2015, Renato Teixeira e Almir Sater lançaram o álbum AR nas plataformas digitais. Apesar de parceiros musicais e amigos de longa data, foi a primeira vez que os artistas realizam um projeto juntos. Gravado entre o Brasil e Nashville, Estados Unidos, com produção do norte-americano Eric Silver, o álbum traz 10 músicas inéditas compostas pela dupla. Os artistas navegam pelas vertentes do country ao folk, sem perder sua essência, agregando ao purismo da música caipira e seus ritmos genuínos. Por este álbum, Almir e Renato ganharam em 2016 os prêmios de melhor dupla regional na 27.ª edição do Prêmio da Música Brasileira e de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raizes Brasileiras no 17.º Grammy Latino. A música do álbum "D de Destino", composta por Almir, Paulo Simões e Renato, foi indicada ao prêmio de Melhor Canção em Língua Portuguesa do Grammy.

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TULIPA RUIZ (1978 ....)
 
Tulipa Ruiz Chagas nascida em 09 de outubro de 1978 em Santos é uma cantora, compositora e ilustradora brasileira. Tulipa mudou-se com a mãe Graziella e o irmão Gustavo Ruiz, para São Lourenço, em Minas Gerais onde viveu parte de sua vida.  Na adolescência, com a influência do ambiente musical da família, trabalhou numa loja de discos da cidade. Aos 22 anos mudou para São Paulo para cursar Comunicação e multimeios na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Suas referências se espalham por Baby do Brasil, Zezé Motta, o grupo Rumo e as artistas internacionais e multimídias
Meredith Monk e Yoko Ono, além de Joni Mitchell.
Depois que voltou para a capital paulista, trabalhou quase dez anos como jornalista. Nos últimos anos, passou a abraçar os desenhos – outra paixão de criança – e, ao criar seu Myspace, resolveu entrar para a música e colocou algumas canções na página. Foi o suficiente para abraçar a ideia, começar a fazer shows. Participou de shows como DonaZica, Trash Pour 4, Júnio Barreto, Ortinho, Projeto Cru, Na Roda, Tiê, Nhocuné Soul e Cérebro Eletrônico. Fez desenhos para livros infantis, agendas, capas de discos e cartazes de shows. Interessa-se por gravações em campo, texturas, ruídos, bordados e cantigas de ninar.


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CURIOSIDADES
História: Bossa Nova - Musica Popular Brasileira MPB - Reggae – Rock – Samba - Sertanejo.
Postado em 24/09/2013 Por Coral Toccata Categories: Curiosidades sobre Música
A palavra Bossa apareceu pela primeira vez na década de 1930, em Coisas Nossas, samba do popular cantor Noel Rosa: O samba, a prontidão /e outras bossas, /são nossas coisas(…). 
A expressão Bossa Nova passou a ser utilizada também na década seguinte para aqueles sambas de breque, baseado no talento de improvisar paradas súbitas durante a música para encaixar falas.
Derivado do samba e com forte influência do jazz, a Bossa Nova é um movimento da música popular brasileira do final dos anos 50 lançado por João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e jovens cantores e/ou compositores de classe média da zona sul carioca. De início, o termo era apenas relativo a um novo modo de cantar e tocar samba naquela época. Com o passar dos anos, a Bossa Nova tornou-se um dos movimentos mais influentes da história da música popular brasileira, conhecido em todo o mundo, um grande exemplo disso é a música Garota de Ipanema composta em 1962 por Vinícius de Moraes e Antônio Carlos Jobim.
Seu legado é valioso, deixando várias joias da música nacional, dentre as quais Chega de Saudade, Garota de Ipanema, Desafinado, O barquinho, Eu Sei Que Vou Te Amar, Se Todos Fossem Iguais A Você, Águas de março, Outra Vez, Coisa mais linda, Corcovado, Insensatez, Maria Ninguém, Samba de uma nota só, O pato, Lobo Bobo, Saudade fez um Samba.
O termo “Música Popular Brasileira” (MPB) já era utilizado no início do século XX, sem entretanto definir um movimento ou grupo de artistas. No ano de 1945, o livro “Música popular brasileira”, de Oneyda Alvarenga, relaciona o termo a manifestações populares, como o bumba-meu-boi.
No I Festival de Música Popular Brasileira em 1965 (TV Excelsior, Guarujá-SP) a música Arrastão de Vinícius de Moraes e Edu Lobo foi defendida por Elis Regina. A partir dali, difundiram-se artistas novatos, filhos da Bossa Nova, como Geraldo Vandré, Taiguara, Edu Lobo e Chico Buarque de Hollanda, que apareciam com frequência em festivais de música popular. Bem-sucedidos como artistas, eles tinham pouco ou quase nada de bossa nova. Vencedoras do II Festival de Música Popular Brasileira, (São Paulo em 1966), Disparada, de Geraldo Vandre, e A Banda, de Chico, podem ser consideradas marcos desta ruptura entre a Bossa Nova e sua mutação para MPB.
Assim, a Música Popular Brasileira (MPB) é um gênero musical brasileiro que surgiu a partir de 1966, com a segunda geração da Bossa Nova. Na prática, a sigla MPB anunciou uma fusão de dois movimentos musicais até então divergentes, a Bossa Nova e o engajamento folclórico dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes, os primeiros defendendo a sofisticação musical e os segundos, a fidelidade à música de raiz brasileira. 
Seus propósitos se misturaram e, com o golpe de 1964, os dois movimentos se tornaram uma frente ampla cultural contra o regime militar. Depois, a MPB passou abranger outras misturas de ritmos como a do rock, soul e o samba, dando origem a um estilo conhecido como samba-rock, tendo como artistas famosos Gilberto Gil, Chico Buarque e outros. No fim da década de 1990 ocorre a mistura com a música latina influenciada pelo reggae e o samba, dando origem a um gênero conhecido como Samba reggae.
Nas décadas de 1980 e 1990 começam a fazer sucesso novos estilos musicais, que recebiam fortes influências do exterior. São as décadas do Rock, do Punk e da New Wave. O show Rock in Rio, do início dos anos 80, serviu para impulsionar o rock nacional, com uma temática fortemente urbana e tratando de temas sociais, juvenis e amorosos, surgem várias bandas musicais. É deste período o grupo Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Titãs, Kid Abelha, RPM, Plebe Rude, Ultraje a Rigor, Capital Inicial, Engenheiros do Hawaii, Ira! e Barão Vermelho. Também fazem sucesso: Cazuza, Rita Lee, Lulu Santos, Marina Lima, Lobão, Cássia Eller, Zeca Pagodinho e Raul Seixas.
Os anos 90 também são marcados pelo crescimento e sucesso da música sertaneja ou country. Neste contexto, com um forte caráter romântico, despontam no cenário musical: Chitãozinho e Xororó, Zezé di Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo e João Paulo e Daniel. Nesta época, no cenário rap destacam-se: Gabriel, o Pensador, O Rappa, Planet Hemp, Racionais MCs e Pavilhão 9. O século XXI começa com o sucesso de grupos de rock com temáticas voltadas para o público jovem e adolescente. São exemplos: Charlie Brown Jr, Skank, Detonautas e CPM 22.

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Charlie Brown Jr. Alexandre Magno Abrão

Foi uma banda brasileira de pop rock formada em Santos no ano de 1992. As canções da banda misturavam vários gêneros musicais como o hardcore punk, reggae, rap, rock alternativo e skate punk, criando assim um estilo próprio e original. Suas letras faziam diversas críticas à sociedade, além de uma abordagem da perspectiva do universo jovem contemporâneo. Todos os membros da banda eram naturais da cidade de Santos, exceto o vocalista Chorão, que nasceu em São Paulo e em 1987 com 17 anos mudou-se para Santos. no dia 6 de março de 2013, Chorão, o vocalista do grupo, morreu em seu apartamento em São Paulo devido a uma overdose de cocaína e álcool.
Os membros remanescentes da banda decidiram não mais usar o nome Charlie Brown Jr., assim mudando-se para A Banca, na intenção de preservar a memória de Chorão com o antigo nome e homenageá-lo. Porém o novo grupo se extinguiu já em setembro, quando na madrugada do dia 9, após pouco mais de seis meses da morte de Chorão, o baixista-fundador do Charlie Brown Jr. e vocalista d'A Banca, Champignon foi encontrado morto em sua casa, em São Paulo, com grande probabilidade de suicídio.
Em julho de 2015, um levantamento da plataforma de streaming Deezer revelou que o Charlie Brown Jr. é a segunda banda brasileira de rock mais ouvida no exterior, atrás apenas do Sepultura. Em setembro de 2015, levantamento similar da Billboard Brasil divulgou uma lista similar com 47 brasileiros, e o Charlie Brown Jr. apareceu na 31a posição, o quarto grupo (depois do Sepultura, Natiruts e Tribalistas).





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